Boletim OrquidaRIO
Ano 10 - edição nº 2 - Abril a Junho de 2008




PALAVRA DO EDITOR

Neste boletim estamos apresentando os resultados da pesquisa sobre o perfil dos sócios da OrquidaRio, que nos orientará  em como conduzir nossa sociedade, sempre tendo em mente as necessidades orquidófilas dos nossos sócios.  Acreditamos que as respostas refletem, de uma maneira geral, o que pensam os nossos sócios.  E isto, mesmo conscientes de que diversos sócios não nos responderam: nos baseamos nos 72 questionários recebidos (57 sócios contribuintes e 15 correspondentes), de um universo de 361 sócios (todas as categorias).  Todas as respostas estão sendo apresentadas abaixo. 
Na exposição que organizamos no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, um público de cerca de 12.000 visitantes compareceu para prestigiar o belíssimo evento. Queremos agradecer a todos que se empenharam nos ajudando para que, mais uma vez, pudéssemos alcançar esse sucesso.
Agora vamos montar a nossa Exposição de Inverno no Fashion Mall e mais uma vez contamos com o apoio de todos, tanto colaborando levando suas plantas floridas como na montagem da exposição.
O vigésimo segundo aniversário da OrquidaRio  foi comemorado do dia 12 de junho, com uma festa muito animada, onde sorteamos diversas plantas, doadas pela Aranda, Binot, Itaorchids, Álvaro Pessoa e Itaipava (a Florália também doou plantas, mas estas serão sorteadas no futuro), e muito agradecemos o apoio .   
Dentre as orquídeas sorteadas, vários híbridos renomados e diversas espécies, entre elas muitas de Phalaenopsis híbridos, Cattleya shileriana  e C. walkeriana, inclusive uma Cattleya walkeriana var. alba.  Todos os presentes receberam duas plantas e alguns foram sorteados com três plantas.

Lucia de Mello Provenzano.
Diretora de Relações Comunitárias.



PERFIL DOS SÓCIOS

Estamos apresentando um sumário das respostas que recebemos ao questionário enviado a todos os sócios, em março último.  No total, foram 72 pessoas que nos enviaram as respostas.  Em muitas “questões” havia possibilidade de assinalar mais de uma opção e, por isto, muitas vezes a somatória das respostas é maior do que 72.   Agrupamos algumas respostas no intuito de simplificar a apresentação, mas poderemos fornecer mais detalhes a todos os interessados. 

Qual o seu interesse na OrquidaRio?

  1. Adquirir mais conhecimento – 81
  2. Convivência com outros orquidófilos – 14
  3. Possibilidade de visitar exposições, habitats e outros passeios – 11
  4. Prestigiar a sociedade – 6
  5. Conservação – 5
  6. Vários – 5

O que você espera da OrquidaRio?

  1. Adquirir mais conhecimento sobre orquídeas e seu cultivo – 27
  2. Continuidade da sociedade com um alto nível – 16
  3. Manter o bom nível da revista, boletim e site – 12
  4. Envolvimento em Conservação – 10
  5. Assistência  técnica aos sócios – 2
  6. Participação em Pesquisa – 1
  7. Maior participação dos sócios – 1

Você tem participado de nossas reuniões?  Se não tem, por que?
21 responderam que sim e 51 que não.  As razões pela não participação foram:

  1. Localização – 29 (além dos sócios correspondentes que não responderam)
  2. Outros motivos – 12
  3. Horário das reuniões – 7
  4. Pouco atrativa – 1

Qual(is) o(s) assunto(s) de seu maior interesse para as nossas palestras?

  1. Todos - 52
  2. Técnicas de cultivo e reprodução – 52
  3. Ambientes onde ocorrem - 42
  4. Taxonomia – 21
  5. Julgamento – 16
  6. Conservação e Educação Ambiental – 2
  7. Montagem e organização de orquidário – 1
  8. Exportação – 1
  9. Ilustração Botânica – 1

Qual(is) o(s) grupo(s) de orquídeas de sua preferência?
As respostas foram bastante variadas.  Relacionamos aqui apenas os grupos de maior preferência:

  1. Cattleya, Laelia, Brassavola, Epidendrum e Encyclia – 69
  2. “Micro-orquideas” – 13
  3. Vanda – 10
  4. Oncidium, Miltonia – 12
  5. Phalaenopsis – 5
  6. Espécies, Botânicas, Nativas – 8
Você precisa de ajuda para identificar ou cultivar algumas de suas orquídeas?
39 sócios responderam que gostariam de ter ajuda para identificarem e/ou cultivarem suas plantas .  Lembramos a todos os interessados que, enviando boas fotos da planta e da floração, procuraremos identificar sua planta, no caso exclusivo das espécies.  Não é aconselhável tentarmos identificar híbridos, já que vários deles podem ser facilmente confundidos.  Quanto ajuda no cultivo, entre em contato conosco.  Alguns de nossos sócios se dispõe a fazer este serviço.

De que maneira você pode contribuir para as atividades da OrquidaRio?
Foram bastante diversas as respostas a esta pergunta.  Foi realmente gratificante constatar que a maioria dos sócios que respondeu ao questionário, está disposta a nos ajudar de alguma forma, dentro das possibilidades de cada um.  Estaremos entrando em contato com todos estes voluntários para agendar sua participação.




ORQUIDARIO TAMBÉM VAI SE REUNIR NO JARDIM BOTÂNICO

Já há algum tempo estamos analisando a viabilidade de realizarmos mais uma reunião por mês, em outro local e outro horário, como uma opção para os sócios que tem dificuldade em participar das nossas reuniões regulares, na nossa sede no Centro – e, claro, para todos os que quiserem.  No nosso questionário “Perfil do Sócio”, a grande maioria (82%) respondeu que tem interesse em que se faça uma reunião por mês no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em um sábado do mês. Atendendo a este interesse dos sócios, estaremos iniciando já neste mês de junho estas reuniões.  A primeira acontecerá no dia 05/07/08, a partir das 14h, no espaço do Laboratório Social, próximo à entrada da Rua Pacheco Leão, 915 (é o mesmo espaço que temos usado para palestras, nas nossas últimas exposições no Jardim Botânico).  Estas reuniões serão práticas, tratando de diferentes aspectos do cultivo de orquídeas.  No dia 05/07, Eliomar da Silva Santos estará nos mostrando como envasa suas orquídeas.  Mais informações com a Nilce, na nossa sede (tel: 2233 2314; email: orquidario@orquidario.org) 



VOTO POPULAR NA EXPOSIÇÃO ORGANIZADA PELA ORQUIDARIO, NO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO

Nossas exposições já fazem parte do calendário da cidade e estão atraindo um público sempre extraordinário. Na “Orquídeas no Jardim 2008”, o público que passou pelas bilheterias do Jd. Botânico foi de mais de 12 mil pessoas, mesmo com a chuva que atrapalhou nos primeiros dois dias do evento.   Os visitantes tiveram oportunidade de votar no stand mais bonito da exposição e, de 3124 votos válidos, a Aranda ficou em primeiro, com 1064 votos, seguida pelo Orquidário Itaipava (576 votos), OrquidaRio (219 votos), Binot (217 votos) e Colibri, que participou pela primeira vez da nossa exposição, foi o quinto mais votado, com 212 votos.  Parabéns a todos e obrigado por engrandecerem o nosso evento.   Mais uma vez o stand da Aranda foi o preferido do público e ganhou o prêmio oferecido por Antonio Bernardo.



EVENTOS QUE PARTICIPAMOS

EXPOSIÇÕES

78ª Exposição da Associação Orquidófila de São Paulo (AOSP), de 14-16/03/08. A OrquidaRio esteve presente levando 25 plantas de alguns de nossos sócios.  José Francisco Vieira e Ricardo Figueiredo F. levaram as plantas e para montar o nosso stand tiveram a ajuda de Fernando Setembrino, que também participou do julgamento.  Alguns sócios foram visitar o importante evento, participando de excursão organizada por Marlene de Paiva Valim.

“Orquídeas no Jardim”, organizada pela OrquidaRio, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, de 31/04 a 4/05/08, Contamos com a presença de 4 associações convidadas: ASSON, COMAR, Círculo Petropolitano e Núcleo Agulhas Negras, além de 12 orquidários comerciais: Aranda, Binot, Colibri, Florália, Itaipava, Itaorchids, Juliato, Minas Orchids, OrchidCastle, OrchidShopping, Oriental e Paulista. A OrquidaRio montou um bonito stand (3º colocado na preferência do público) com plantas e ajuda de vários sócios. A Melhor Planta da Exposição foi Bulbophyllum spiesii (Aranda), a Planta Vice-campeã: Dendrochilum cobbianum (Orquidário Colibri) e o Melhor Cultivo: Brassocattleya Maikai 'Mayumi' (ItaOrchids). A lista completa de premiação está no nosso site (www.orquidario.org). O evento foi mais um sucesso de público no Jardim Botânico (veja resultado do Voto Popular em nota acima)   

12ª Exposição de Orquídeas de Niterói, organizada pela Associação Orquidófila de Niterói (ASSON),  5- 6/04/08. Esta pequena, mas muito bem organizada e bonita exposição agradou a todos que foram visitá-la. A OrquidaRio, mais uma vez, montou um belo stand, contando com plantas e ajuda de vários sócios. Os juízes da OrquidaRio colaboraram com os juízes da ASSON. Várias de nossas plantas foram premiadas: a Melhor Planta da Exposição foi Vanda sanderiana (OrquidaRio/Carlos Keller); de 14 categorias, obtivemos 7 primeiros lugares, 3 segundos lugares e 3 terceiros lugares.

XIIª Exposição de Orquídeas de Maricá, organizada pelo Círculo Orquidófilo de Maricá (COMAR), de 23-25/05/08. Participamos da já tradicional exposição de Maricá com um grande stand, montado com a ajuda e as plantas de alguns sócios. Nossas plantas tiveram uma ótima colocação na premiação geral, pois ganhamos o prêmio de Melhor Planta da Exposição com Isabelia virginalis (OrquidaRio/Maria do Rosário) e mais quatro dos 6 premios oferecidos pela COMAR.
Mais uma vez, um grande publico compareceu ao evento. 





PALESTRAS NAS NOSSAS REUNIÕES

“Gêneros Sobralia e Stanhopea”, dia 13/03, por Nina Rach.  Em visita ao Brasil, Nina, juíza credenciada pela AOS e especialista nestes dois gêneros (ver:http://stanhopea.autrevie.com/stanhopea_anfracta.htmlhttp://sobralia.autrevie.com/) nos presenteou com lindas imagens de quase todas as espécies destes dois gêneros, dando informações sobre a distribuição, o habitat de cada uma delas e as condições de cultivo.  No caso de Sobralia, ilustrou também diversos híbridos primários.   

“Miami, janeiro de 2008:19th WOC e Tamiami, dia 27/03, por C.A.A. Gouveia. Com algumas fotos tiradas por ele mesmo durante os dois eventos que aconteceram simultaneamente em Miami, Gouveia nos deu uma idéia bem objetiva de como foi a organização, a premiação e as vendas nas duas exposições.  No fascículo 1 do volume 22 da “Orquidário” estará sendo publicado seu relato completo.

Gênero Oncidium e seus híbridos naturais e artificiais”, dia 10/04, por Delfina de Araújo.
A utilização de espécies brasileiras de Oncidium em híbridos inter-específicos produz excelentes resultados mesmo quando se trata de espécies de seções diferentes.  Esta utilização está, praticamente, restrita às seções Crispa, Synsepala  e Concoloria. A seção crispa é uma escolha natural para a produção de híbridos principalmente porque sua progênie é muito florífera (algumas com mais de 50 flores). Na maior parte das espécies de Oncidium, o labelo é a parte mais vistosa da flor, mas nesta seção, não somente o labelo, mas também as pétalas e sépalas são vistosas e largas, todos os segmentos têm um bom tamanho e estas características são transmitidas para a progênie. O elevado número de híbridos naturais (8 híbridos  descritos fora os não descritos) nesta seção mostra sua elevada capacidade de cruzamento, especialmente no que diz respeito ao Oncidium crispum. A Seção Synsepala  compete com a Seção Crispa a preferência para ser utilizada em cruzamento e a característica almejada desta seção é o labelo muito vistoso e totalmente amarelo.  Em primeiro lugar encontra-se Onc varicosum var rogersii e a escolha desta variedade é devida ao fato de ser predominante transmitindo para a progênie o labelo grande, amarelo e vistoso e sua capacidade de ser muito florífero.   Oncidium flexuosum é um das mais populares espécies do gênero.  Sua utilização aumenta o número de flores assim como a tolerância a diferentes temperaturas.  Seção Concoloria é a terceira mais usada em cruzamento e a características  é a falta de lobos laterais no labelo e o Oncidium concolor é, praticamente, a única espécie utilizada. Sua característica dominante é o labelo grande com 3.5cm. Tem flores amarelas bem vivas e de 5 a 12 flores em inflorescência de cerca de 25cm.  A primeira razão para o uso desta espécie é a intensa cor do labelo. A utilização de espécies de outras seções é restrita. (Neste mesmo dia José Francisco Vieira nos mostrou como estaquear as orquídeas quando preciso.)

Exposição de Maio – Critérios e noções de Julgamento”, dia 08/05, por C.A.A. Gouveia e Fernando Setembrino. Gouveia, nosso juiz senior e Setembrino, Diretor-Geral do nosso Quadro de Juízes, fizerem uma ampla explanação sobre os critérios de julgamento,  a respeito da nossa última exposição do Jardim Botânico, realizada em maio deste ano, tirando as duvidas dos sócios presentes. Além disso, destacaram a grande diferença entre o julgamento de exposição (conhecido como julgamento de fitas), quando as flores/plantas concorrem, dentro de suas categorias, apenas com as demais que foram apresentadas no dia; e, o julgamento de qualidade (julgamento por pontos), no qual uma flor/planta compete com todas as demais da sua categoria que já foram premiadas, em qualquer tempo e lugar, devendo os juízes, nesse caso, se valerem de consultas a registros, revistas, fotografias, sites na Internet, bem como banco de dados, inclusive digitalizados, além da sua própria memória e experiência de outras exposições que presenciaram ou participaram. 




O QUE ESTÁ PARA ACONTECER

Reuniões
26/06 – Ciclo de Cultivo (1) Microorquídeas, Mesa redonda com Maria Rita xxx, Alexandre Mesquita e C.A.A. Gouveia (mediador).
10/07 – Ciclo de Cultivo (2) Adubação.  Mesa redonda com Carlos Eduardo Martins de Carvalho, C.A.A. Gouveira, Luciano M. Ramalho e A.C. Abboud
24/07 – “Lélias rupícolas”, por Francisco Miranda.
14/08 – Ciclo de Cultivo (3) Replante, Rega e Adubação, por Jorge Luiz Abreu da Silva (Itaorchids).
28/08 – Gêneros Paphiopedilum e Phragmipedium, por Roberto Agnez (Aranda)
11/09 – (reunião social)
25/09 – Ciclo de cultivo (4) Phalaenopsis, por Sandra Altenburg (Florália)..

As reuniões da OrquidaRio acontecem na nossa sede e começam às 19h.  Venha juntar-se a nós e, se quiser, depois das reuniões, participe das nossas confraternizações no Beco das Sardinhas.




PRÓXIMAS EXPOSIÇÕES ORGANIZADAS PELA ORQUIDARIO EM 2008

“IIIª Exposição de Inverno da OrquidaRio”, de 18 a 20/07/08, no São Conrado Fashion Mall. Horário: das 10 às 22h.  Entrada franca.

“Orquídeas na Primavera”, de 19 a 21/09/08, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Preparem suas plantas, haverá julgamento oficial da American Orchid Society. Horário: das 8 às 17h.  Valor da entrada no Jardim Botânico: R$4,00 (menores de 7 anos, maiores de 60 anos e portadores de necessidades especiais com um acompanhante não pagam).
   
Outras exposições para as quais já estamos convidados:

8ª Exposição de Orquídeas de Resende, organizada pelo Núcleo Orquidófilo Agulhas Negras, de 11 a 13/07/08, no ginásio do Colégio Salesiano de Resende.  Sexta-feira das 17h às 20h e sábado e domingo das 8h às 20h.

8ª Exposição Nacional de Orquídeas de Juiz de Fora, organizada pelo Círculo Orquidófilo de Juiz de Fora, de 29 a 31/08/08, no Colégio Academia, Rua Halfeld, 1179, Juiz de Fora, MG.  Horário de funcionamento: sexta-feira das 20 às 22h, sábado das 8 às 22h e domingo das 8 às 18h.

79ª Exposição da Associação Orquidófila de São Paulo (AOSP), de 13 a 15/09/08, na Rua São Joaquim, 381, no bairro da Liberdade, São Paulo, SP.  O horário de funcionamento é das 9h às 19h.

Como participar: A contribuição dos sócios, com plantas e/ou trabalho, é essencial para o sucesso das exposições que organizamos e também para que a OrquidaRio destaque-se nas exposições para as quais é convidada.  Antes de cada evento estaremos nos comunicando com vocês.

E AS INTERNACIONAIS:

XXXII Exposción Internacional de Orquídeas de Colombia e 15ª Feira de Orquídeas, Pajaros y Flores, de 7 a 10 de agosto de 2008, no Orquidearama, Jardim Botânico de Mendellín, Mendellín, Colômbia. Informações: socorqui@une.net.co (Sociedad Colombiana de Orquideologia).

Exposição de Orquídeas de Quito de 2009 e 3ª Conferência Científica sobre Orquídeas dos Andes, de 04 a 08/02/09, Itchimbia, Quito, Equador.  Informações: www.quitoorchidexpo2009.org ou zzz@uio.satnet.net (Harry Zelenko).




VIAGENS

Macaé de Cima, Munic. de Nova Friburgo, RJ. 
Visita à propriedade conservada por David e Izabel Miller, no alto da Serra dos Órgãos, habitat de muitas orquídeas, inclusive Sophronitis coccinea, que deverá estar em floração na ocasião. 
A excursão está sendo organizada e sairá da sede da OrquidaRio às 7h da manhã do sábado, dia 30/08, retornando no domingo, dia 31/08/08, à noite.  
O preço será de R$120,00 e cobrirá o transporte, acomodações e refeições simples. 
O grupo poderá ser de, no máximo, 20 sócios. 
Faça sua inscrição desde já com a Nilce, na OrquidaRio.




FLORAÇÃO DE OUTONO-INVERNO

Embora estes meses não sejam particularmente especiais para floração de orquídeas brasileiras, a diversidade é tanta que assim mesmo muitas espécies estão em flor, como é o caso de interessantes espécies de Maxillaria e Phragmipedium.
Confira no nosso site (www.orquidario.org) a lista das espécies brasileiras e estrangeiras que costumam florescer nestes meses.   Lembre-se que nestes meses de temperaturas mais baixas e menos chuvas, muitas espécies brasileiras entram em um período de repouso, armazenando energia para retomarem seu crescimento na primavera.  Em muitos casos é aconselhável regar com menos freqüência e diminuir a adubação.