EDITAL DE SELEÇÃO DE ARTESÃOS PARA PARTICIPAÇÃO
NA EXPOSIÇÃO "ORQUÍDEAS NO JARDIM "

 

 

INTRODUÇÃO

A OrquidaRio Orquidófilos Associados, responsável pela realização do evento Orquídeas no Jardim, e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário – SEDES da Prefeitura do Rio de Janeiro, convidam empreendimentos de economia solidária a participarem do evento de acordo com o regulamento que segue.


1. O EVENTO

A exposição de Orquídeas acontece há 27 anos , desde que foi criada a OrquidaRio. As exposições já aconteceram no Museu de Arte Moderna e em shoppings da cidade. Em 1997 surgiu a parceria com o Jardim Botânico e com o designer de joias Antonio Bernardo e a exposição passou a ocupar este espaço, ganhando grande projeção.

Esta será a 30ª exposição no Jardim Botânico onde o evento acontece duas vezes por ano: em maio, batizado de Orquídeas no Jardim e em setembro, Orquídeas da Primavera, atraindo um público de mais de 20 mil pessoas e reunindo orquidários de todo Brasil.

O sucesso destas exposições resultou em um convite para mais um evento, desta vez no Museu da República, o Orquídeas no Museu que acontece anualmente em junho e que este ano terá sua 4ª edição e, assim como os demais, já entrou para o calendário de eventos da cidade.

 

2. OBJETIVOS DO EDITAL

Selecionar 6 empreendimentos de economia solidária para participar do estande de vendas da OrquidaRio durante  o evento “Orquídeas no Jardim”que acontecerá entre os dias 1 e 4 de maio de 2014, no Orquidário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

 

3. INSCRIÇÕES

Período: de 17/03/2014 a 04/04/2014

As inscrições devem ser feitas através da ficha de inscrição em anexo e encaminhadas ao e-mail: orquidario@orquidario.org

 

4. CURADORIA

4.1. Os participantes inscritos serão convidados a comparecer no dia 04 de abril de 2014, às 10h, no auditório na Praça Pio X, 119 / 9º andar, para primeira reunião com a comissão de curadoria da OrquidaRio, onde será apresentado o cronograma e o processo de curadoria para seleção dos 6 empreendimentos de economia solidária, assim como as regras de participação  no estande de vendas da OrquidaRio durante o evento.

4.2. Nesta ocasião, os participantes deverão trazer pelo menos um produto para primeira avaliação. Este produto, ainda que não tenha as especificações para a Exposição de Orquídeas, deverá mostrar sua qualidade de confecção e acabamento e a capacidade de adaptação ao tema proposto.

4.3. Nesta etapa também serão apresentadas as propostas de produtos ou adaptações destes ao tema do evento, sugeridas pela comissão de curadoria da OrquidaRio, com intuito de lhes  conferir exclusividade , inovação, originalidade e adequação.

4.4. Além da adequação do produto à proposta temática do evento, serão também considerados itens como embalagem, etiquetas de composição, tags ou outros necessários para venda e apresentação do produto.

 

5. SELEÇÃO

5.1. A banca de seleção será formada pelos membros da comissão de curadoria da OrquidaRio, e convidados, que selecionarão no máximo 6 empreendimentos de economia solidária e seus produtos de acordo com as devidas especificações.

5.2. O prazo para apresentação final dos produtos à banca de seleção será dia 24 de abril.

5.3. A banca de seleção definirá os 6 finalistas que participarão do estande dde vendas da OrquidaRio na Exposição de Orquídeas.

5.4. Os produtos selecionados ficarão expostos para venda no estande do OrquidaRio durante os 4 dias do Orquídeas no Jardim. Espera-se a participação de representantes destes empreendimentos durante o evento.

 

6. DISPOSIÇÕES GERAIS

6.1. Ao se inscreverem neste processo seletivo, os candidatos manifestam sua concordância com as regras e instruções deste Edital.

6.2. Não caberão recursos ou quaisquer manifestações legais contra o resultado proclamado pela banca de seleção.

 

Rio de Janeiro, 6 de março de 2014



Clique aqui
para a ficha de inscrição