NORMAS PARA SUBMISSÃO DOS ARTIGOS
PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA ORQUIDÁRIO

A Revista “Orquidário” é uma publicação trimestral da OrquidaRio Orquidófilos Associados.
Artigos relacionados a qualquer aspecto da orquidofilia são bem-vindos e deverão ser submetidos à comissão editorial para apreciação.

Os artigos deverão ser submetidos em português e podem referir-se a espécies ou gêneros, habitats, ecologia, horticultura e outros temas ligados a família Orchidaceae. Os artigos podem ser do tipo originais, nota técnica, divulgação, revisão e assuntos gerais.

Artigos originais - Referem-se a trabalhos inéditos de pesquisa. Devem seguir a forma usual de apresentação contendo: Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão, Conclusão e Bibliografia.
Artigos de revisão - Destinados a apresentação do progresso em uma área específica da orquidologia-orquidofilia, contendo uma visão crítica com o principal objetivo de informar o leitor sobre a trajetória evolutiva do tema abordado. Antes de submeter o manuscrito o autor deve consultar a editoria enviando por e-mail um resumo da revisão pretendida e o tamanho do referido trabalho. Este resumo será analisado pela comissão editorial  e uma vez aprovado será solicitado do autor o envio do trabalho completo e só então será dado início ao processo de avaliação pelos assessores.
Artigo de divulgação - Apresentação de algum aspecto da orquidofilia-orquidologia redigido de forma didática, com o objetivo de beneficiar a clientela de não especialistas no tema. Antes do envio do manuscrito, o autor deverá submeter à editoria por e-mail, um resumo da divulgação pretendida. Este será analisado pelo corpo editorial e uma vez aprovado será solicitado ao autor o envio do manuscrito completo dentro das normas e somente então será dado início ao processo de avaliação pelos assessores.
Nota Técnica - destinado à comunicação de técnicas e práticas de cultivo.
Assuntos Gerais - Abordagem de assuntos gerais orquidófilos-orquidólogos como políticas ambientais, legislação CITES e temas afins.

 Instruções para Preparação dos Artigos

Os artigos deverão ser encaminhados à OrquidaRio por correio ou email, digitalizados em MS Word. 
Quando enviados por correio, devem vir acompanhados de um CD. 
Gráficos e tabelas devem estar salvos em programas compatíveis com o sistema operacional Windows e, tanto estes quanto as fotos e outras ilustrações devem acompanhar o artigo submetido para publicação.
Os artigos deverão ter, no máximo, 25 páginas formato A4 contendo figuras, gráficos, tabelas, esquemas, etc. e todas as páginas deverão ser numeradas.
A primeira página deverá conter o título do trabalho, nome e endereço dos autores, e-mail (opcional), endereço pessoal e institucional. Indicar com asterisco(*) o autor para correspondência e apenas um endereço eletrônico (e-mail). 
Na sequência, o artigo deve ter um resumo em português e um “abstract”, em inglês, com no máximo cem palavras. É desejável a indicação de três palavras-chave (keywords) para indexação.

As figuras, gráficos e esquemas deverão ter qualidade gráfica adequada.
As fotos devem ser encaminhadas em arquivo JPG em alta resolução. O tamanho ideal dos arquivos de fotos para publicação é entre 500 kb a 3 mb. Os autores que quiserem candidatar fotos para capa deverão apresentá-las no formato retrato (vertical) em arquivos com resolução igual ou superior a 300 dpi.
Devem ser observadas as questões de direitos autorais para fotos, sendo responsabilidade do autor do artigo, a obtenção da permissão do autor da foto para publicação. Deve sempre ser indicado o nome do autor da foto para os devidos créditos.
As referências deverão aparecer no texto com nome do(s) autor(es), seguido do ano da publicação.
A lista de referências deverá ser colocada no final do texto em ordem alfabética.
Exemplos de como devem ser citadas as referências bibliográficas:
Awasthi, O. P. 1995.
Stemflow of Nutrients in some Naturally Growing Epiphytic Orchids of the Sikkim Himalaya. Annals of Botany, 75: 5-11.
Carlucci, M.V.; Haag, H.P. & Bellote, A.F.J. 1989.
Nutrição mineral de plantas ornamentais. Composição química e extração de nutrientes por cinco espécies de Orchidaceae. In: Nutrição mineral de algumas espécies ornamentais. Fundação Cargill.  : 254-267.
 
As legendas das figuras deverão estar relacionadas no final do artigo ou em arquivo à parte, separadas das figuras. A seguir devem ser colocadas as figuras (que não fotos), os gráficos, as tabelas, os esquemas e os quadros. As figuras e os demais elementos gráficos devem ter indicação no texto sobre as suas posições.
Os elementos gráficos devem ter absoluta compatibilidade com o padrão MS Word quando não estiverem em arquivos anexados ao texto.

Os artigos submetidos à “Orquidário” serão revisados pela Comissão Editorial, que poderá ou não aceitá-los.  No caso de aceitação, a comissão poderá fazer sugestões, devolvendo os artigos aos autores, para que sejam feitas as modificações necessárias. 
Os artigos aceitos aguardarão oportunidade de publicação.